A origem da vida no planeta Terra é um assunto que intriga toda a humanidade. Várias já foram as hipóteses criadas, porém até os dias atuais nenhuma foi completamente comprovada. Neste texto abordaremos algumas das principais ideias de gênese da vida.
Criacionismo: De acordo com essa teoria, todos os seres vivos surgiram na Terra por meio de uma criação divina. Deus criou todos os seres vivos, incluindo os seres humanos, como está relatado na Bíblia. Essa ideia é uma das mais antigas e até hoje é aceita por muitos fiéis em torno de todo o planeta.
Panspermia: É uma hipótese que afirma que a vida no planeta pode ter sido iniciada com base em partículas da vida que chegaram à Terra através do espaço. De acordo com o filósofo grego Anaxágoras, existiam sementes da vida em todo o Universo. Desse modo, a vida pode não ter sido originada aqui, e sim ter chegado ao planeta depois.
Teoria de Oparin e Haldane: De forma independente, os cientistas Oparin e Haldane levantaram uma hipótese que é hoje considerada a mais aceita de origem da vida. Eles propuseram que a atmosfera primitiva da Terra apresentava compostos que sofreram a ação de raios e da radiação ultravioleta, dando origem a moléculas simples. Essas moléculas orgânicas ficavam nos oceanos primitivos, formando uma espécie de “sopa primitiva”.
A atmosfera primitiva terrestre era composta basicamente por amônia, hidrogênio, metano e vapor d'água. O vapor d'água da atmosfera condensava-se e dava origem a chuvas. A água, ao cair no solo, evaporava-se rapidamente, uma vez que a superfície terrestre ainda era quente, dando inicio, desse modo, a um ciclo de chuvas. Nesse cenário observava-se ainda descargas elétricas e a radiação ultravioleta do Sol, que fazia com que os elementos atmosféricos reagissem e formassem compostos, os aminoácidos.
A água das chuvas levou esses aminoácidos à superfície terrestre. Esses, ao encontrarem condições favoráveis, começaram a formar estruturas semelhantes a proteínas. Com a formação dos oceanos, essas “proteínas primitivas” foram arrastadas para esses locais e formaram os coacervados, os quais podem ser definidos como agregados de proteínas rodeados por água. Após algum tempo, esses coacervados tornaram-se estáveis e mais complexos.
Essa ideia foi posteriormente testada pelos pesquisadores Miller e Urey, em 1953. Eles criaram um experimento em que foi possível simular as condições da Terra primitiva. O resultado foi impressionante, tendo sido eles capazes de produzir aminoácidos e outros compostos orgânicos. Desse modo, ambos concluíram que moléculas orgânicas podiam ser geradas de maneira espontânea em condições equivalentes às da Terra primitiva.
Representação do experimento realizado por Miller.
Entretanto, posteriormente, descobriu-se que a atmosfera primitiva provavelmente não era um ambiente como o sugerido por Oparin e Haldane. Ainda assim, mesmo considerando as novas descobertas para as características da atmosfera da Terra primitiva, foi possível produzir moléculas orgânicas.
Vale salientar também que a atmosfera primitiva poderia ser redutora em pequenas porções, como aquelas perto de aberturas de vulcões. Experimentos realizados nessas condições também geraram aminoácidos.
Darwinismo: É o conjunto dos estudos e teorias relativas à evolução das espécies, desenvolvidos pelo naturalista inglês Charles Darwin (1808-1882). A teoria da evolução defende que todas as espécies descendem de ancestrais comuns que ao longo do tempo geológico foram sofrendo alterações.
Essas modificações são imperceptíveis de uma geração para outra, porém, ao longo do tempo, quando somadas e acumuladas, tornam-se perceptíveis e justificam as diferenças entre as novas espécies assim originadas.
Os trabalhos de Charles Darwin, estabeleceram os principais mecanismos através dos quais qualquer espécie animal, inclusive o homem, teriam evoluido a partir de formas mais simples ou como resultado da necessidade de melhor adaptação ao seu ambiente.
Os tentilhões de Darwin. Essas aves possuem bicos diferentes adaptados a diferentes tipos de grãos.
A teoria da evolução proposta por Darwin tem como ideia básica a seleção natural, observada na natureza. As pequenas variações casuais que aparecem nos organismos fazem com que suas probabilidades de sobrevivência e reprodução sejam distintas.
Ou seja, uma determinada característica, quando presente num organismo, pode fazer com que ele se adapte mais facilmente no ambiente e seja mais bem sucedido do que outro, da mesma espécie, que não possua aquela característica. Dessa forma, o ambiente atua como selecionador das características mais favoráveis, em detrimento de outras.
Os organismos que possuem as características mais “favoráveis” têm mais possibilidades de sobrevivência que os outros e maior oportunidade de reprodução. Assim, as características “favoráveis” serão transmitidas aos seus descendentes.
Dessa forma, de geração em geração, a população torna-se mais adaptada ao meio ambiente. Essa seleção natural leva normalmente centenas ou até milhões de anos para produzir efeitos aparentes na população.
Em 1859 Darwin publicou o livro “Origens das espécies”, que esgotou em um único dia, os 1250 exemplares. O volume é todo ele um longo argumento a favor de sua teoria da evolução, o que desencadeou muita controvérsia.
O que fica claro em seus escritos é que todos os seres vivos, inclusive o homem, modificam-se ao longo do tempo. Para os leigos da época, o cientista teria formulado a teoria segundo a qual o homem descende do macaco, mas isso nunca foi afirmado por ele.
A dedução de sua teoria é que o homem, assim como o macaco, evoluiu a partir de um ancestral comum originando espécies mais simples e continuou evoluindo. A coragem de enfrentar muitos dogmas religiosos e as ideias fixas de toda uma época trouxeram a Darwin muitos problemas com a Igreja. Além disso, sua imagem foi constantemente ridicularizada.
Alunos do 1 Ano!
Espero que todos estejam bem e fazendo a quarentena; dentro do possível.
Acima temos um texto para a leitura, sobre a Origem da vida na Terra, com um vídeo explicativo. No final, uma sugestão de filme para assistirem; aproveitando o momento propício para ficar em casa!
Após a leitura do material sugiro que todos façam comentários/ questionamentos na parte dos comentários. Lembrando a necessidade da identificação de vcs (nome e turma). Estarei acompanhando e avaliando a interação. Estarei à disposição!
Sugestão de Filme pela aluna Fernanda, T. 113. Vale a pena conferir.
Fonte:
O que eu entendi mais ou menos é que ao passar dos anos os seres vivos animais e seres humanos foram evoluindo para se adaptar no ambiente que nasceu.
ResponderExcluirDe: charlie soares
Totalidade 7
1°ano
Oi, Charlie! Tenta ver o filme indicado. Depois comenta a respeito! Vamos tentar desenvolver mais essa compreensão!
ExcluirCom todo respeito a teoria do Sr.Darwin eu acredito que existiram os homens primitivos mais também acredito na bíblia que diz criou Deus o homem a sua imagem e semelhança vou assistir o filme Cíntia Martins
ResponderExcluirtotalidade 7 1 ano turma 113
ExcluirOi Cíntia. O posicionamento de cada um a respeito do que acredita é livre. O importante é reconhecer o que diz a Ciência, além do pensamento religioso. Há várias teorias e nem sempre a ciência explica tudo ou tem consenso. Tenta assistir o filme e depois comenta. Te cuida. #ficaemcasa
ExcluirOnde eu encontro esse filme? Não estou achando ele.
ResponderExcluirOi. Não sei quem perguntou. Faltou a identificação. Tem no Amazon, locadoras ou tenta ver nesses sites de filmes online.
ExcluirOi prof meu comentário não ficou gravado.
ResponderExcluirFernanda Franco Pedroso
Turma 113
Estava inspirada no comentário, mas agora vou olhar o filme.
ResponderExcluirFernanda Franco Pedroso.
T113
Até meu email avisei que não seria este o certo Fernandafpedroso@gmail.com
Bjs
Jesus
ResponderExcluirGrava quando quer.
Meu e-mail Fernandafpedroso@gmail.com
Turma 113
Oi Fernanda. Tem várias mensagens tuas aí. Só não tem o comentário a respeito do material. Estou acompanhando. Te cuida.
ExcluirPara mim, a teoria da.origem da vida,o darvinismo explica melhor a origem da vida e wue com o passar do tempo os organismos foram se desenvolvendo e se afaptando ao ambiente
ResponderExcluirOi. Faltou a identificação. Que exemplos tu poderias trazer pra apoiar tua opinião? Vamos desenvolver esse comentário. Estou acompanhando vcs.
ExcluirAcredito que a teoria de Darwin é a mais coerente.Sim os primeiros setes vivos se originatam na água.Depous foram evoluindo e se adaptando para viverem no ambiente atualdo planeta e que ocorreu a seleção natural.
ResponderExcluirMaria Carolina turma 111
Oi Maria Carolina. Como poderíamos confirmar essa teoria a partir de observações do nosso dia a dia?
ExcluirBom,Darwin estudava tanto mas não era de religião nenhuma. Em relação ao filme que consegui ver o desafio de Darwin. Percebi que em relação ao ser humano ,ele achava que a vida animal e sua evolução eram iguais .
ResponderExcluirCriacionismo:
Tudo que Deus criou como diz a bíblia.
Pauspermia:
Que teve um meteoro que caiu na terra ,está nos livros.
Mas afirmar que foi deste iniciou a criação da vida e não veio de outro planeta.
Teoria de oparin é jaldame:
O oceano sempre foi cheio de vida e mistérios, principalmente nas profundezas.
Muitos cientificamente ao longo dos anos estudaram seus micro organismos sem falar que sem eles nao teria oxigenação no mar.
Darwinismo:
Alterações ao longo dos anos das especies ,lugar para os animais.
O homem herda dos pais dia genética, e quanto ao lugar ,claro onde o homem vive vc vai se adaptar.
Mas a bíblia diz que nós viemos de Adão e Eva, daí os animais daí a evolução entre espécies e lugar,suas características.
ANOTEI MUITA COISA NO CADERNO .
PRIMEIRO ANO TURMA 113
FERNANDAFPEDROSO@GMAIL.COM
Oi Fernanda. Que legal que conseguisse fazer o comentário. Tu viu outro filme? Tem alguns sobre Darwin. O nome é O desafio de Darwin? Vou tentar ver.
ResponderExcluirVai anotando e se tiver alguma sugestão, posta para os demais. Te cuida.
“A origem das espécies” afirmava que o homem era resultado de uma longa evolução que começou com os hominídeos até o homo sapiens, o que corresponde as nossas características atuais.
ResponderExcluirDarwin sugeriu que o homem e o macaco teriam um mesmo ascendente em comum por conta das semelhanças biológicas, mas isso não significa que homem é um descendente do macaco. Ele sugeriu que todos os seres vivos tiveram um ancestral comum. Ele também desenvolveu a ideia da seleção natural, na qual apenas os seres vivos mais adaptados ao ambiente imposto poderiam sobreviver.
Vi o filme e pesquisei sobre a origem das espécies e cheguei nessa resposta.
Charlie soares
T7 1°ano 113
Ótimo Charlie!!! Gostou do filme? #ficaemcasa
ExcluirFilme muito bom gostei muito.
ExcluirCharlie soares
A colega sugeriu um outro filme, O Desafio de Darwin. Vou assistir. Segue o link pra quem tiver o interesse: https://www.youtube.com/watch?v=ZVj76SpbGeA
ResponderExcluirO que é pra fazer n entendi??
ResponderExcluirOi!
Excluir1. Leia o material.
2. Tente ver um dos filmes citados.
3. Faça um comentário a partir da tua compreensão. Identifique-se: Nome e turma.
4. #ficaemcasa :)
de ma part ,je crois a la premiere theorie.la creation de tout etre vivant est l.oeuvre de Dieu comme le confirme la bible
ResponderExcluirma theorie c.est le premier que Dieu est le createur de tout etre vivant sur la terre.
ResponderExcluirQue coisa mais linda esse comentário em francês! Acompanhando vocês por aqui!
ResponderExcluirQuelle belle chose ce commentaire en français! Vous accompagner ici!
Acredito que possamos termos vindo de partículas de vida através do espaço, pois de acordo com a ciência, com o impacto do meteoro o planeta ficou coberto por uma camada de poeira e gases nocivos. Assim a drástica mudança de clima impediu a continuidade da existência de alguns animais.
ResponderExcluirComo também acredito na teoria de Darwin que fomos evoluindo de acordo com o ambiente.
Com este pensamento concluo que podemos sim ter vindo do espaço, nos unindo com as vidas que já existiam aqui e com o tempo evoluindo de acordo com a teoria de Darwin.
Gabriele Duarte Turma=111
Alguns colegas estão com problemas para postar comentários na page...
ResponderExcluirOk. Anotado!
ExcluirCOMENTARIO DO JEFERSON ANDRADE:
ResponderExcluirBoa noite! Creio que a teoria de Darwin tenha seus fundamentos. Apesar de não termos acompanhado a evolução humana desde do seu início, de milênios por milênios. Existe um povo chamado bajaus que possuem baços maiores para facilitar atividades de mergulho. Matéria publicada na revista científica Cell. Mas seria isso um erro congênito? Ou uma seleção natural, defendida por Darwin? Esse mesmo povo foi mencionado em escritos de 1521 pelo explorador veneziano Antonio Pigafetta, que fez parte da primeira viagem para circunavegar o globo. Já tinha ouvido falar, aí fiz uma pequena pesquisa e resolvi trazer essa curiosidade.
Então somos resultado de evolução e adaptação. Assim diz uma das teorias!
Jeferson Andrade. Turma 111
olá professora, existem varias teorias, muitas delas acreditam na teoria que deus criou tudo, mas a mais aceitável pelos cientistas e a Teoria de Oparin e Haldane, que diz que ao passar milhões de anos ocorreram algumas reações químicas onde se deu inicio a molecolas posteriormente a vida.
ResponderExcluirE é nisso que Darwin se refere com a evolução dos seres vivos para sua adaptação habitacional através dos tempos, a teoria de Darwin defende que todas as espécies descendem de ancestrais comum que ao longo do tempo sofreram alterações são visíveis, apenas milhares de anos depois, assim gerando “novas espécies”, por exemplo o homem vir do macaco.
Sobre filme ele não acredita em deus, ele só que provar sua teoria
NOME:Stefani oliveira melo TURMA:111
Olá pessoal! Acompanhando a interação de vcs. Quem não conseguir comentar pode anotar suas observações que quando retornarmos vamos fazer um feedback.
ResponderExcluirNão esqueçam de responder o quizz.
O polígrafo de vcs está quase pronto. Só arrumar uns detalhes. Amanhã já temos material novo disponível.
Acredito que estamos sempre em evolução tanto fisicamente como mentalmente.
ResponderExcluirAcho que a evolução nada mais é que a adaptação ao ambiente que se encontra.
Daphne K. T:111
De acordo com sua teoria, há uma luta pela sobrevivência na natureza, mas aquele que sobrevive não é necessariamente o mais forte e, sim, o que melhor se adapta às condições do ambiente em que vive.
ResponderExcluirNome:Eduarda Soares
Turma:112