segunda-feira, 23 de março de 2020

TOTALIDADE 9 - 3ºS ANOS - ATIVIDADE 1 - O QUE É REVOLUÇÃO?



Por que os povos se revoltam? Quais são as raízes da revolução?
As revoluções bem-sucedidas são momentos dramáticos e poderosos do nosso passado. Rupturas súbitas e completas de um sistema político abriram caminho para a sublevação social e para a transformação da ordem socioeconômica a partir de baixo.
Uma revolução deve abolir o velho regime na política, na sociedade e na economia. Revoluções produzem eco além do seu espaço geográfico, ultrapassam as barreiras físicas.
Estas insurreições populares contam com uma fé na mudança, instigando seus adeptos a uma disposição e auto-sacrifício. Mas, se o impulso revolucionário busca um avanço, uma melhora social, quem participa delas deve ter em mente que não há como prever o potencial do movimento humano. Segundo Engels, apoiador das ideias de Karl Marx, "As pessoas que se gabam de ter feito uma revolução sempre percebem no dia seguinte que não sabiam o que estavam fazendo, que a revolução que fizeram era inteiramente diferente daquela que pretenderam fazer". Resultados nem sempre correspondem às expectativas.
Ao longo da história, vários movimentos revolucionários ocorreram mas não demonstraram um movimento com ações de longo prazo. Foi a partir das revoluções na França (1789) e na América que essas ações renovaram a ordem natural das coisas.



Lenin afirma: " Para que ocorra uma revolução, não é suficiente para as massas exploradas e oprimidas perceberem a impossibilidade de viver da velha maneira. É somente quando as 'classes baixas' não querem viver na velha maneira e as 'classes altas' não conseguem continuar a velha maneira que a revolução pode triunfar".


ALMOND, Mark. O livro de ouro das revoluções. Rio de Janeiro, Ediouro, 2004; p. 8-17

Olá alunos da Totalidade 9!
Espero que todos estejam bem e fazendo a quarentena da melhor forma possível!
Acima um texto para a leitura e abaixo, o trailer do filme Revolução, 1985; que sugiro a todos assistirem aproveitando o momento de indicação de isolamento! O filme nos dá uma boa representação de como ocorre um processo revolucionário. 


Atividade: Leia o texto acima e nos comentários, identificando-se com nome e turma, escreva um pequeno relato da tua compreensão, destacando 3 pontos que considerou interessante. Estarei acompanhando as interações entre vocês. 
Quem assistir ao filme, tá valendo realizar apontamentos sobre sua visão do mesmo.


30 comentários:

  1. Pessoal do 3 Ano!! Vamos ler e comentar sobre o material disponibilizado. Aguardo vcs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu nome é Alcemar de Araújo Silva turma 312 os três pontos que eu entendi foram que as revoluções acontecem pela insatisfação das classes mais baixas,geralmente tem efeitos diferentes do qual foi planejado e raras veses duradouros.

      Excluir
  2. Primeiramente gostaria de destacar o primeiro ponto em relação ao primeiro tópico, sendo ele a questão de destacar como e quais são os fatores que definem uma revolução:Grandes marcos históricos do passado, abolições de velhos regimes e por ai vai.
    O segundo ponto que vou destacar, seria a menção do sociólogo ¨Engels¨ que apoiava os ideais de ¨Karl Marx¨. Um deles é de que o ser humano celebra uma revolução mesmo sem saber ao certo o que quer de verdade, pois algumas vezes a expectativa de algo maior e melhor, nem sempre condiz com a verdade após do resultado final. Esse conceito pode ser utilizado até hoje pois a história pode mudar mas os pensamentos e influencias de hoje em dia sempre se mantem neste mesmo padrão.
    O terceiro ponto e ultimo seria o de ¨Lenin¨ seu pseudônimo, seu verdadeiro nome era ¨Vladimir Ilyich Ulianov¨ por sua vez lenin era um político e adido militar russo que assumiu o cargo chefe de governo da Rússia Soviética de 1917 a 1924 mas também era um revolucionista e tinha seus ideais como: Que para se ocorrer uma revolução era necessário um grande desequilíbrio entre classes sem se viver de uma mesma maneira. -Nicolas França 313

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nicolas. Poderíamos dizer que o covid-19/coronavírus será responsável por uma revolução? Explica o que vc entende por revolução e como ela interfere na sociedade. #fiqueEmcasa

      Excluir
    2. Sim, pode-se dizer que o covid-19 é responsável por uma imensa revolução. Pois atualmente nada que ocorreu nesses últimos anos teve um impacto tão grande no mundo inclusive em todos aspectos. Como na questão econômica, política e sociopolítico.
      Desde a crise de 2008,não houve algo que pudesse causar uma paralisação e um caos generalizado no mundo. Mas o covid-19 está causando certas mudanças no cotidiano de várias pessoas pelo mundo inteiro, como o isolamento e a escassez de recursos básicos em locais de comércio.
      Esse é o meu ponto de revolução, algo que mude drasticamente o mundo em qualquer quesito. Tanto como disse anteriormente, uma revolução não necessariamente precisa ser obrigatoriamente sobre algo político ou econômico mas também pode ser artística, industrial, tecnológica dentre outras coisas. - Nicolas França

      Excluir
  3. O primeiro Porto destacado séria a rupturas súbitas e completar de um sistema político abriram caminhos para a social e para a transformação da ondem sócio econômica a partir de baixo.
    O segundo ponto destacado para que ocorre uma revolução,não é suficiente para as massas exploradas e oprimidas perceberam a impossibilidade de viver da velha maneira.
    O terceiro ponto destacado a partir das devoluções na França e na América que essas ações renovaram a ordem natural das coisas.
    Deivid passos da luz pereira,311

    ResponderExcluir
  4. Ivan da Silva T:312
    Primeiro ponto, vale destacar que revoluções tem caráter político e servem para provocar mudanças sociais num determinado país ou nação.
    Segundo ponto, a maioria dos participantes não sabe realmente qual intuito, finalidade ou questionamentos que estão participando.
    Karl Max dizia que as pessoas aderem as revoluções e essas são diferentes do propósito inicial. Hoje no Brasil, pessoas aderem as revoluções sem saberem do que realmente se trata.
    Terceiro ponto, Lenin pregava que o propósito social das classes baixas e altas quando fossem atingidos é que as revoluções funcionariam. No meu ponto de vista dificilmente as classes terão mesmo objetivo.

    ResponderExcluir
  5. Claudionor turma 312
    Revolução e quando todos os seguimentos de uma sociedade fazem para mudar os paradigmas das classes dominantes sobre um povo ou nação ,transcendendo a vida das classes mais baixas,absorvendo uma nova maneira de agir politicamente e econômica. Atravéz da história mudando de fato a realidade de uma nação.

    ResponderExcluir
  6. precisamos usar as palavras do filósofo Karl Max,para definirmos os homens,pois os fatos recentes em nosso País nós dão uma dimensão de que algumas pessoas não sabem de fato por que lutaram por mudanças políticas e sociais!

    ResponderExcluir
  7. Espero que minha maneira simples de expressão tenha definido o que e revolução.

    ResponderExcluir
  8. Para uma revolução triunfa no meu entendimento devemos esquecer velhos regimes tanto na política,sociedade e economia isso é só se atingirá i triunfo em uma revolução quando ambas as classes concordarem com assuntos de seus mesmo interesses ou seja nunca teremos uma revolução justa porq mesmo nos velhos regimes e nos novos existe e sempre existira a desigualdade social tanto na política,sociedade e economia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claudia turma 313 esqueci de me identifica no começo do comentário

      Excluir
  9. Turma 311 Camila Castro Fagundes.

    O primeiro ponto que destaco é de que todas as revoluções tem como principio mudar antigos regimes, velhas leis, impostas pelos mais poderosos, "classes altas", pelos políticos e querem a transformação da ordem socioeconômica a partir de baixo.
    Segundo ponto é de que os resultados nem sempre correspondem às expectativas, pois segundo Engels a maioria das pessoas que se gabam por terem feito uma revolução percebem no dia seguinte que não sabiam o que estavam fazendo que a revolução que fizeram era inteiramente diferente daquela que pretenderam fazer.
    E por fim gostaria de destacar a afirmação de Lenin em que uma revolução só triunfaria quando as classes baixas não querem e as classes mais altas não consegue viver da "velha maneira".

    ResponderExcluir
  10. Thaylor Silveira turma 311

    O Primeiro ponto a ser destacado é a seguinte frase "As revoluções bem-sucedidas são momentos dramáticos e poderosos do nossos passado." Podemos dizer que as revoluções feitas até agora tiveram grandes objetivos como;Promover a paz entre as Nações, exigir melhores condições de vida e etc. Lembrando que nem todas as revoluções tiveram como objetivo algo bom para o povo, algumas eram apenar por ganância,para ter o poder para si mesmo.
    No Segundo Ponto destacamos a seguinte frase: "Uma Revolução deve abolir o velho regime na poítico, na sociedade e na economia". Podemos dizer que o objetivo da revolução e a mudança,uma vez que a revolta e feita por pessoas de classe baixa com a esperança de terem melhores condições de vida.
    E no último ponto destacamos Engels; "As pessoas que se gabam de ter feito uma revolução sempre percebem no dia seguinte que sabiam o que estavam fazendo, que a revolução fizeram eram inteiramente diferente daquela que pretenderam fazer."
    Nem tudo sai como imaginamos uma revolução, tem incontáveis mortes como resultado e muitas familias perdem seus parentes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ótimo Thaylor. Além do que não pode ser imaginado, revoluções podem ter rumos distintos pois, quanto maior o número de participantes, maior pode ser a dispersão dos princípios iniciais.

      Excluir
  11. O primeiro ponto q gostaria de destacar é a pergunta: por que os povos se revoltam? E quais são as raizes da revolução? Na minha opinião é quando a população está insatisfeita seja por desigualdade social ou por falta de liberdade ou por problemas na economia e quando tal problema chega ao limite fazendo com que os povos se unam gerando um protesto com o objetivo de mudar por completo a atual situação social política ou econômica.

    O segundo ponto é: estas insurreições populares contam com uma fé na mudança, instigando seus adeptos a uma disposição e auto-sacrificio. Um grande exemplo foi Martin Luther King que lutava pela igualdade civil entre negros e brancos. Durante sua luta esteve preso, sua casa foi bombardeada e sofreu diversos atentados ainda foi morto se preparando para mais uma marcha civil, ou seja, deu a vida por um povo inteiro.

    O terceiro ponto é a afirmação de Lenin. Realmente a revolta dos povos oprimidos e explorados não é suficiente, pois eles geralmente estão embaixo. É preciso uma revolta das classes baixas e altas para que uma revolução possa triunfar.

    ResponderExcluir
  12. Primeiro ponto: Revolução tem caráter política mas a revolução é um acontecimento que muda padrões é uma mudança abrupta no poder ou na organização estrutural de algo,como na política na sociedade na economia e etc.

    Segundo ponto: Segundo Engels, apoiador das ideias de Karl Marx, "As pessoas que se gabam de ter feito uma revolução sempre percebem no dia seguinte que não sabiam o que estavam fazendo, que a revolução que fizeram era inteiramente diferente daquela que pretenderam fazer. Creio que para alguém querer revolucionar algo,ele precisa de uma massa de pessoas que concordam com o mesmo,mas entram novas idéias e novos pensamentos que no decorrer desses fatos podem distorcer a revolução.

    Terceiro ponto: Quais são as raízes da revolução? Na política por exemplo tem pessoas que se incomodam com o jeito que sua população ou seu país está se encaminhando,e com suas idéias revolucionárias as pessoas que também se incomodam se juntam e juntas,inicializam a revolução.

    =Vitória Carvalho
    =Turma 213

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Perfeito Vitória: revolução - princípios - acolhimento das ideias - dispersão das ideias iniciais.

      Excluir
  13. Primeiro ponto interessante de se falar é sobre o “porque os povos se revoltam” e uma grande revolta sempre vem de um fundo de desigualdade, desrespeito ou também por muita falta de direitos o que é interessante ser apontado.
    Segundo ponto seria que nem sempre nas revoluções se tem o resultado esperado é alcançado como vemos em muito antigamente e atualmente
    Terceiro ponto seria a frase de lenin realmente verídico pois só quando você percebe que não pode mais viver se sujeitando a tais fatos sociais que você consegue fazer algum tipo de revolução e revolta

    Larissa Beatriz
    313

    ResponderExcluir
  14. Revoluções vem para transformar a política e as demandas dos menos favorecidos. A transformação dentro da revolução deve abrir novos caminhos para satisfazer a grande massa.
    Lembrando que uma revolução nunca agrada a todos, pois as demandas são diferentes.
    No atual cenário mundial,com a chegada do corona vírus, vemos no Brasil uma grande modificação de leis e maneiras de vivermos em sociedade. A luta por direitos que favoreçam grande parte da população, na sua maioria pobres e em situação de vulnerabilidade, nos mostra a força que a classe trabalhadora e que sustenta o país tem quando se revolta.
    Isso será um marco na vida das pessoas, pois sabemos que com luta da para mudarmos nossas leis, e que todos vivam em equidade e equilíbrio.
    Daiane Roza
    EJA noite
    Turma 312

    ResponderExcluir
  15. Revolução é uma mudança radical dentro de uma sociedade, que ocorre no contexto político, econômico, cultural e social, onde é estabelecida uma nova ordem, políticas e sociais vencedoras. No sentido figurado, uma revolução pode ser o sinal de uma transformação profunda.
    Um dos motivos das revoltas são As causas da Revolução Francesa podem ser divididas em três grupos: políticas, econômicas, sociais.

    Bruno Sanches T:313

    ResponderExcluir
  16. July anjos 311
    Como primeiro ponto acho interessante destacar o trecho que diz: que as revoluções bem sucedidas são momentos dramáticos e poderosos do nosso passado. ou seja as revoluções são marcos históricos e políticos que impactaram na convivência social de um povo siguinificamente . E que acabaram fixados na história de um povo como valores sociais...

    Segundo ponto é sobre O que Algels disse: "..." .Entendo que as pessoas nem sempre esperam impactar tanto com um simples movimento,mas que sim apenas esperam um tratamento justo igual para todos. "O resultado nem sempre corresponde às expectativas".

    Terceiro ponto Lenin diz que para entrada e a possibilidade de uma grande revolução. Basta a insatisfação de ambos os lados ( classe baixa e classe alta). Quando a classe alta tem a ambição de levar o que se tem normalmente(riquezas, privilégios...)ensima da classe baixa, momento que gera possível movimento social ou revolução.

    ResponderExcluir
  17. O primeiro ponto que gostaria de destacar é que a revolução é um ato de exigir uma transformação contra um poder estabelecido, capaz de gerar mudanças profundas nas instituições politicas, econômicas, culturais e morais

    O segundo ponto é de que segundo as palavras de Engels "As pessoas que se gabam de ter feito uma revolução sempre percebem no dia seguinte que não sabiam o que estavam fazendo, que a revolução que fizeram era inteiramente diferente daquela que pretenderam fazer", ou seja o resultado não foi completamente o esperado do que deveria ter sido

    Ja o terceiro ponto 'uma revolução, não é suficiente para as massas exploradas e oprimidas perceberem a impossibilidade de viver da velha maneira. É somente quando as 'classes baixas' não querem viver na velha maneira e as 'classes altas' não conseguem continuar a velha maneira que a revolução pode triunfar".

    Kallew di Bello
    t:311

    ResponderExcluir
  18. Como a própria reflexão de Lenin nos mostra: "Para que ocorra uma revolução, não é suficiente para as massas exploradas e oprimidas perceberem a impossibilidade de viver da velha maneira. É somente quando as 'classes baixas' não querem viver na velha maneira e as 'classes altas' não conseguem continuar a velha maneira que a revolução pode triunfar".


    Nem todas as lutas revolucionárias acabam atingindo suas reais expectativas, à grande prova disse é o atua cenário político. Uma grande parcela dos eleitores brasileiros depositaram seu voto esperando que houvesse uma revolução social e econômica que atendesse às necessidades de todos, mas infelizmente isso é uma grande utopia.
    Outro ponto a destacar nessas revoluções atuais, mundo a fora, seria a pandemia. De uma maneira ampla e mesmo que para alguns pareça que o mundo é o mesmo, ele com certeza já mudou. A relação interpessoal entre as pessoas já mudou. A forma com que as pessoas lidaram daqui pra frente com coisas que antes pareciam comuns do di-a-dia, já não é mais a mesma. A percepção sobre o capitalismo e o neoloberalismo também não é e voltará a ser a mesma. Nós estamos vicenciando na prática que o neoliberalismo não funciona, que precisa haver sim um Estado de Bem-Estar social, um dos preceitos básicos da social democracia.
    O neoliberalismo não está conseguindo nem suprir a demanda de EPI's básicos de saúde.
    Enfim... "As pessoas que se gabam de ter feito uma revolução sempre percebem no dia seguinte que não sabiam o que estavam fazendo, que a revolução que fizeram era inteiramente diferente daquela que pretendera fazer."
    É notório que esse seja o atual momento político social do Brasil, entre outros países.

    Brayana B. Martins
    T:313

    ResponderExcluir
  19. Essa revolução se deu porque o povo tava cansado de pagar a conta dos nobres e ficarem cada vez mais na piseria não tinha como gera renda sendo que os nobres e os Cleo não contribuíam com os impostos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci meu nome na primeira 👆 Laila de oliveira t312 primeira questão a Eliete se junto com o povo porque uma parte dela também estava sendo prejudicada, segunda acho que assim como nos dias de hoje ninguém sabe onde vai levar uma guerra, revolução eles não imaginavam que iria se estender e causar tanto danos como causou diferente da França a América queria lutar por uma falsa igualdade digo isso porque de fato até nos dias de hoje mesmo com toda liberdade ainda temos restrição a liberdade

      Excluir