Área de Conhecimentos:Ciências Humanas
Disciplina: História
OBJETIVO
Ler o mundo através de uma visão crítica e contextualizada da
realidade, dominando conceitos, elaborando e aplicando interpretações
sobre as relações, os processos e as múltiplas dimensões da existência
humana ao longo da história.
COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES
âmbitos local, regional, nacional e mundial em diferentes tempos, a partir da
pluralidade de procedimentos epistemológicos, científicos e tecnológicos, de
modo a compreender e posicionar-se criticamente em relação a eles.
2. Analisar a formação de territórios e fronteiras em diferentes tempos e espaços,
mediante a compreensão das relações de poder que determinam as
territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
mediante a compreensão das relações de poder que determinam as
territorialidades e o papel geopolítico dos Estados-nações.
3. Analisar e avaliar criticamente as relações de diferentes grupos, povos e
sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus
impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de
alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
sociedades com a natureza (produção, distribuição e consumo) e seus
impactos econômicos e socioambientais, com vistas à proposição de
alternativas que respeitem e promovam a consciência, a ética socioambiental e
o consumo responsável em âmbito local, regional, nacional e global.
4. Analisar as relações de produção, capital e trabalho em diferentes territórios,
contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção,
consolidação e transformação das sociedades.
contextos e culturas, discutindo o papel dessas relações na construção,
consolidação e transformação das sociedades.
5. Identificar e combater as diversas formas de injustiça, preconceito e violência,
adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando
os Direitos Humanos.
adotando princípios éticos, democráticos, inclusivos e solidários, e respeitando
os Direitos Humanos.
6. Participar do debate público de forma crítica, respeitando diferentes posições
e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida,
com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
Totalidade 7 - 1ºs Anos
Totalidade 9 - 3ºs Anos
Revolução Francesa
Brasil Imperial
Independências na América espanhola
Independência do Brasil
Neocolonialismo
Imperialismo
Primeira Guerra Mundial
Revolução Russa
Crise de 29
Descolonização da África
Totalitarismo
Segunda Guerra Mundial
Guerra Fria
Brasil República
Brasil e a Ditadura Civil-militar
Brasil e a redemocratização
Pesquisas em materiais diversos e mídias.
Aulas expositivas com vídeos, livros e materiais diversos.
Seminários.
Trabalhos em grupo e individual.
Produção textual.
Montagem de mapas mentais.
Caça-palavras e cruzadinhas.
e fazendo escolhas alinhadas ao exercício da cidadania e ao seu projeto de vida,
com liberdade, autonomia, consciência crítica e responsabilidade.
CONTEÚDOS/ CONHECIMENTOS
- Surgimento da Vida na Terra
- Pré História
- História Antiga Oriental: Mesopotâmia, Egito, Hebreus, Fenícios
- História Antiga Ocidental: Grécia e Roma
Totalidade 9 - 3ºs Anos
Revolução Francesa
Brasil Imperial
Independências na América espanhola
Independência do Brasil
Neocolonialismo
Imperialismo
Primeira Guerra Mundial
Revolução Russa
Crise de 29
Descolonização da África
Totalitarismo
Segunda Guerra Mundial
Guerra Fria
Brasil República
Brasil e a Ditadura Civil-militar
Brasil e a redemocratização
METODOLOGIA
Pesquisas em materiais diversos e mídias.
Aulas expositivas com vídeos, livros e materiais diversos.
Seminários.
Trabalhos em grupo e individual.
Produção textual.
Montagem de mapas mentais.
Caça-palavras e cruzadinhas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário